Declaração de imposto de renda sobre os rendimentos do imóvel.


A GoHouse emite nota fiscal referente a comissão recebida durante os alugueis sempre em nome do locatário, não mencionamos os dados do proprietário em momento algum, ficando a cargo do proprietário fazer a declaração ou não.

O nome do proprietário só é mencionado quando o locatário declara, e em geral os locatários não declaram, pois esse tipo de gasto entra como lazer. Porém quando o apartamento é alugado por alguma empresa, para funcionários ou algo do tipo, eles costumam declarar, mas nesse caso o senhor recebe um informativo de rendimentos, e aí sim a GoHouse ou a empresa pgam o imposto devido a reserva. 

Em geral as pessoas precisam declarar impostos sobre todos o rendimento recebido, principalmente considerando o caso dos valores irem para uma poupança, ficarem acumulados, ou o rendimento ser depositado  em uma mesma contra durante muito tempo, pois nesse caso será necessário justificar a procedência desses valores.

Para efetuar declaração de imposto de renda sobre os valores recebidos, o proprietário deve entrar no site da Receita Federal e realizar o recolhimento através do carnê leão. Realizando a declaração dos valores recebidos em aluguéis, o proprietário ficará em dia com a Receita Federal.

Como o proprietário não tem acesso aos dados do locatário ele pode juntar tudo em um mesmo DARF, que pode ser feito em uma papelaria. Caso não tenha recolhido o IR sobre aluguéis passados deverá fazer os cálculos retroativamente e pagar multa de 0,33% ao dia (até o limite de 20% do imposto devido) mais juros de 1% mais Selic acumulada do período.

Mais informações sobre essa questão saem da alçada da GoHouse, portanto sugiro que contate um contador.

Segue link de uma publicação encontrada no google, que exlica o passo a passo de como fazer a declaração:
http://www.hrblock.com.br/noticia/6-dicas-para-declarar-alugueis-recebidos-no-imposto-de-renda

Segue a resposta há algumas dúvidas frequentes;
1-Se eu quiser declarar o imposto sobre os alugueis, como faço isso?

O aluguel por temporada é regido pela LEI No 8.245 de 18 de Outubro de 1991, mesma lei instituída para aluguéis longos em contrato de trinta meses, tendo assim a mesma forma de declaração do imposto de renda. Para informações detalhadas de como declarar, recomendamos a consultoria especializada do seu contador.

 2-Vocês irão emitir NF de comissão e efetuar a Dimob informando os valores recebidos e informado o CPF do Locador e do Locatário? Vocês passam informações do CPF do proprietário do imóvel ou o CNPJ da GoHouse?

 A GoHouse emite nota fiscal somente com valor se sua comissão tendo como o contratante do serviço o locatário, o qual é identificado através de seu CPF. Nesse processo não há qualquer menção do nome do proprietário e de seu CPF. A GoHouse, atualmente, não é obrigada a preencher o Dimob.

3-No caso do locatário ser uma pessoa jurídica (empresa) por que os valores que aparecem no informativo de rendimentos são maiores do que o valor que o proprietário de fato recebe.

Em caso de alugueis para empresas, sendo o contratante do aluguel junto ao proprietário um CNPJ, o mesma é obrigado a reter na fonte o valor do IR do proprietário. Por esse motivo, com objetivo de o proprietário não ter seu valor recebido reduzido a GoHouse adiciona o valor do imposto ao total do aluguel de modo que a empresa contratante arque com o custo líquido da locação mais os impostos. 

Quando o valor do informativo é mais que o valor recebido pelo proprietário, basta que este declare que os impostos referente ao restante do valor já foram recolhidos.

Caso queira saber mais informações mande um e-mail para relacionamento@gohouse.com.br


Feedback e FAQ